Skip to main content
O vestido de festa curto de casamento geralmente é mais indicado para casamentos durante o dia

É legal usar vestidos de festa curtos em casamentos?

Ao sermos convidados para um festa formal, como um casamento, festa de debutante ou formatura, normalmente a primeira pergunta que fazemos é: que roupa devo usar? Seja por nós mesmas, seja pela noiva, debutante ou formanda da noite, não queremos fazer feio. Por isso, todo cuidado é pouco, seja com um vestido de festa curto ou qualquer outra peça!

Se você ainda acredita que um evento formal e sinônimo de vestidos longos, é hora de se atualizar! Foi-se o tempo em que festa com trajes de gala significavam meses em busca do longo dos sonhos, mesmo que estes ainda sejam os favoritos entre a maioria das convidadas. O vestido curto, por sua vez, tem se tornado uma escolha muito requisitada entre as mulheres. Seja para um casamento, formatura, festa de debutante ou outra ocasião especial, é perfeitamente aceitável usar um vestido curto, contato que se saiba algumas regras para não dar bola fora!

Vestidos curtos para casamento

A primeira diferença entre um vestido de festa curto e os mais longos é que o tipo curto requer uma preocupação a mais com o visual e com os exageros. Se não for bem ajustado, curto demais ou muito apertado, há o sério risco de dar uma aparência desarrumada ou até mesmo vulgar para quem usa.

Quando se trata de casamento, o primeiro cuidado que se deve tomar é em relação ao comprimento da peça. Se o convite indicar que a noiva vai casar na igreja, o vestido deverá ser mais comportado, adequado ao local da cerimônia. O correto é usar na altura do joelho, no máximo, um palmo da mão acima dele. Os decotes e as mangas devem ser mais discretos, e o conjunto deve passar um ar de elegância irreverente, e não de desleixo. Aposte em cetim, brocado, seda e renda – detalhes com bordados e rendas ainda fornecem toques extra de sofisticação.

Tipos de visual para casamentos

O vestido de festa curto de casamento geralmente é mais indicado para casamentos durante o diaPense primeiro na estação do ano antes de escolher cores, mas o nude e os tons pastel em geral são boas escolhas. Os casamentos matinais pedem tecidos mais leves, já os noturnos, tecidos mais sofisticados. Rendas, laços, babados, tecidos com efeito plissado ou drapeado deixam o vestido ainda mais feminino em qualquer horário. Veja alguns detalhes abaixo:

Com saia plissada: Os vestidos com saia plissada são bem formais, com tecidos leves e o efeito “sanfona”, com cortes bem simétricos e próximos. Tende a aumentar a silhueta e oferecer muito movimento ao look!

Com saia evasê: Os vestidos com saia evasê têm o formato A, que começam finas na área da cintura e soltam no final (cumprimento nas coxas ou joelhos). Os modelos são mais variados, depende do cumprimento da saia: se mais curtas, são informais / mais longas, são formais.

Com saia godê: Os vestidos de casamento com saia godê tem a famosa saia rodada, que marca geralmente a região da cintura. Os modelos de vestido com esta saia costumam ser românticos e bem delicados.

Com saia de babados: Os vestidos com babados podem receber o detalhe na saia toda ou somente na barra. Este modelo define muito bem a silhueta da mulher e pode dar a ilusão de aumento de volume.

Estilo tubinho: Os vestidos tubinhos são clássicos, com formato simétrico e remetem um estilo mais formal. É indicado tanto para eventos diurnos quanto noturnos, o estilo varia de acordo com as cores escolhidas.

Com saia tulipa: Os vestidos com saia tulipa possuem a barra regulada ao corpo e o volume fica no meio da saia. É ideal para aumentar as coxas e bumbum. Os modelos costumam ser bem modernos e românticos.

Só vale para festas de dia?

O vestido de festa curto de casamento geralmente é mais indicado para casamentos durante o dia, por serem menos informais. Também, dependendo da época do ano, o clima pode estar mais quente também. Mantenha isso na cabeça, mas lembre-se que não é regra, e você pode usar também os modelos curtos para festas noturnas sem ficar descontextualizada!

O vestido curto para casamento pode ser uma escolha perfeita para algumas convidadas também em casamentos durante a noite. Lembre-se de que só é preciso ter atenção para alguns detalhes, saber quando evitar exageros e apostar nos modelos de vestidos que favoreçam o seu corpo. Menos é mais, e a impressão será duradoura e positiva!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *